terça-feira, 20 de maio de 2008

Diplomacia Vegetariana

Do livro A Dieta Saudável dos Vegetais
Brenda Davis, Vesanto Melina e Victoria Harrison


"Você conseguiu! Finalmente decidiu aventurar-se e eliminar a carne para sempre. A compaixão que sente pelos animais, pelos homens e pelo meio ambiente será percebida quilômetros a sua volta. As pessoas olharão para você e dirão: "Lá vai alguém que realmente respeita a vida. É um herói!" Seus pais se encherão de orgulho e seus amigos sempre o convidarão, só para serem vistos em sua companhia. Uma história provável? Não no planeta Terra. Temos de encarar a realidade: quando nos tornamos vegetarianos, a família e os amigos não ficam entusiasmados, muito pelo contrário. Afinal, existem poucas situações sociais que não envolvem comida e, em nossa cultura, isso geralmente significa carne. Seu estilo de vida vegetariano pode causar algumas inconveniências, para dizer o mínimo. Sua mãe ficará preocupada em como reorganizar o jantar do Natal para incorporar sua nova dieta. O tio Pedro vai dar uma bronca quando souber que seu melhor companheiro de pescaria não está tão entusiasmado para a excursão desse ano.

Você se sentirá um pouco constrangido ao explicar aos colegas de trabalho que não come mais carne, depois de eles terem colocado uma picanha na brasa para sua festa surpresa. Tornar-se vegetariano, você pode imaginar, fará pessoas aplaudirem sua contribuição altruísta à ecologia, mas as deixará constrangidas com maior freqüência.

Esse constrangimento pode não ser de todo mau: pode fazer os indivíduos refletirem cuidadosamente sobre suas próprias escolhas. Mas mesmo assim, você gostaria muito mais de estar se divertindo com os amigos do que causando-lhes constrangimentos. Sua dieta vegetariana pode fazer sua família sentir-se como se você estivesse virando as costas para valores e tradições. As refeições sempre foram um aspecto importante da socialização em qualquer cultura. Você criou um ponto de discórdia em uma área que seus pais pensavam que sempre uniria a todos. As pessoas que amamos podem ter dificuldade em compreender sua opção. Amigos e conhecidos podem tomar seu vegetarianismo como uma crítica às suas escolhas. Os que não conhecem muitos alimentos vegetarianos podem sentir-se distantes de você por suas escolhas alimentares serem tão diferentes. É bem possível que a decisão de excluir a carne de seu cardápio torne-se uma fonte de ansiedade e frustração, particularmente quando se encontrar em um grupo de amigos onívoros. Felizmente, não precisa ser assim. Em vez de gerar tensão para você e aqueles que o cercam, sua dieta vegetariana pode ajudá-lo a compartilhar todo um mundo novo de experiências valiosas. Depende muito de sua atitude, seu humor e diplomacia." (em breve publico o resto)


****


Realmente, nesse tempo sem comer carne, mesmo que recente, já aprendi que o pior do vegetarianismo são os outros. É incrível a capacidade que essa palavrinha mágica tem de incomodar as pessoas... Ao extremo.

Outro dia passei por mais uma dessas situações. Todos comiam seus salgados com carne e não, eu não estava com fome, tampouco incomodada. Mas são as pessoas que se incomodam de ver você não comer.

O texto fala sobre o vegetariano ser uma pessoa mais diplomática. Política. O (meu) problema é que eu não sou uma pessoa que tem um alto nível de paciência. Odeio perguntas idiotas e ter de ficar me justificando sobre minhas próprias escolhas, ainda mais para pessoas que não conhecem o assunto e normalmente ficam fazendo piada depois das nossas explicações.

É como se as pessoas vissem sua atitude como aquelas promessas: "Não vou comer minha fruta favorita por um ano". E estamos longe de estar fazendo algo desse tipo! Eu não como carne porque acho errado, não sinto vontade mesmo com o cheiro etc etc etc. Sim, a carne pode ser gostosa, afinal eu a comi por duas décadas e gostava de diversos pratos, mas hoje, com o conhecimento que eu adquiri sobre o modo como ela é feita, não quero mais fazer parte disso. E quando você põe isso na sua cabeça, tudo muda, dificilmente você verá a carne como algo natural e saboroso novamente.

Com a fotografia, aprendi a tentar ver as coisas de outra forma, ir além da mera aparência. Isso é um exercício diário, que você pode praticar em qualquer lugar. Basta olhar pela janela e tentar ver aquilo que está escondido, mas mesmo assim está ali, na nossa cara. Pra mim, foi o mesmo com a carne. Hoje acho muito estranho aqueles corpos pendurados. Sim, corpos dos animais. Carne moída? Que coisa louca... Enfim.

Um exemplo de exercício em que tivemos que 'abstrair os objetos'.



Legal né? Gosto muito dessas cores e dessas formas. Sabe o que é isso?

Uma escumadeira. É, igualzinha a que você tem na sua cozinha.

Mude sua percepção do mundo!

3 comentários:

Nagralia disse...

Li esse texto quando me tornei vegetariana. Realmente, tudo isso aconteceu... Mas passou. Pelo menos com meus familiares a amigos antigos... Os novos acham besteira, e sinceramente, depois de explicar de uma forma superficial minha escolha, eu apenas deixo de lado e espero o interesse das pessoas. E essa curiosidade chega uma hora. É nisso que me baseio. Não saio por aí fazendo propaganda de graça não. Pra mim ser vegan é mais do que parecer um babaca falando sobre eu mesmo, sendo que a pessoa não tá nem ai. Não gasto palavras. As pessoas realmente interessantes, depois ficam curiosas, ai que você deve se abrir.
Beijos!

Lothus - Consciência e Arte disse...

Oi Gija...

Que legais as fotos... eu as tinha visto no seu orkut mas nunca pude imaginar que isto era uma escumadeira! rs

Realmente, todo vegetariano que se leva a sério passa a ver tudo de outra forma, de uma forma mais consciente. É impossível desassociar um salame, um hambúrguer, etc de todo o sofrimento animal, de todo o processo violento que o homem faz para obter prazer à mesa.

Não fique nervosa com os outros. Cada um tem seu tempo de evolução. O vegetarianismo está muito além de apenas deixar de comer carne. Envolve preservar o meio ambiente, os animais como são, respeitar o próximo, etc, etc, etc. É retomar a conexão do ser humano com o todo. É isso o que as pessoas não querem ver... eles não querem abolir o prazer, o sentimento hedonista... e temos que entender... e fazer por nós mesmas.

Um beijo grande querida!!

Nat.

Lêvy Roza "Pholgadinho" disse...

**
Gostaria de informar aos leitores deste portal, e a minha amiga
Giselle (Gija.
Gostaria de parabenizar essa moça pelo trabalho realizado aqui Muito Bom mesmo gostei sempre vou passar aqui sim.
Para Finalizar,quero masUmas vez desejar Sucesso e mas Sucessos
Ah senhorita stazauskas!!
Abração
**