quinta-feira, 5 de junho de 2008

Trânsito x animais

Logo no início desta manhã, dia 05 de junho, Dia Internacional do Meio Ambiente e Dia da Ecologia, vi um gato atropelado e um caminhão levando frangos sem qualquer tipo de proteção do vento frio (e será que numa possível chuva eles fazem algo?).

Essa relação trânsito x animais me incomoda bastante. Outro dia mesmo, estava indo para o trabalho e um cachorro estava atravessando a rua. Todos os dias o moço da mecânica abre o portão e o pastor alemão sai todo feliz para dar uma voltinha. Acontece que o cachorro parou na pista do lado e o motorista que vinha na direção contrária à minha fez questão de parar e depois dar uma 'encostadinha' nele, pro animal sair do caminho (neste momento me deparei com a dúvida de quem é o animal da situação). Afinal, vivemos com pressa no trânsito. Xinguei, mas xinguei muito e aquilo me incomodou o dia todo.

Dias antes eu havia prsenciado a mesma cena, mas como estava com a janela fechada, não deu tempo de me manifestar. É incrível a falta de respeito que as pessoas têm com os animais de rua. Alguns motoristas colam em seus veículos o adesivo com a mensagem: "Mantenha distância, eu freio para animais". Você precisa de um aviso, isso não deveria ser óbvio, frear quando tem um ser vivo na sua frente, seja um homem ou um animal?

Tudo que vive é seu próximo.

Pombos, oportunamente utilizados como 'símbolo da paz', são como lixo, ignorados e atropelados aos montes. Cachorros e gatos levam chutes, são machucados por carros, motos e fica por isso mesmo. Não duvido de que às vezes a situação acabe sendo realmente um acidente, assim como pessoas são atropeladas. O problema é a maldade. Como você consegue machucar um animal e largá-lo na rua sem prestar socorro?

Ah, o caminhão de frangos. É a segunda vez que vejo um desses. Por coincidência, as duas foram em dias frios. E lá estão eles, amontoados em pequenas gaiolas, tentando se ajeitar, quem sabe se aquecer e driblar o vento.

Tudo que vive quer viver.

O transporte de animais é cruel, engana-se quem pensa que seu bife sofreu somente na hora do abate.

2 comentários:

Lothus - Consciência e Arte disse...

Gija!

Olha esse texto: http://www.formigas.org/tx-1.html

Não tem nada a ver com o seu post, que aliás é mais um daqueles que nos deixa descrente desse mundo tão quebrado, mas é bom... forte até... mas bom...

Beijinhos, boa quinta! Nat.

Lothus - Consciência e Arte disse...

Né! Diferente pacas...

Vou fazer hoje sua blusinha!

Beijocas

Nat.