segunda-feira, 16 de março de 2009

Hinduísmo

Alimentação

Os indianos têm uma relação com a alimentação bastante diferente da ocidental. A grande maioria é vegetariana, pois, segundo Mohandas, a cultura hindu prega a não violência e acredita que “onde há vida, há alma”. “O respeito à vida é extremo. É desnecessário matar animais, estrangular, picar, para se alimentar. O ser humano não precisa disso. Podemos nos alimentar ricamente só com as dádivas da terra”, afirma.

Os hindus comem com a mão direita, porque a esquerda é usada para coisas impuras, como lavar as partes íntimas. “Na hora de comer, leva-se um pedaço do alimento à boca e não se deve encostar as mãos nos lábios, para que a saliva não contamine o alimento. Comer é um ato sagrado”, afirma o monge. Caso a refeição tenha sido preparada por uma pessoa carnívora, um hindu pode se recusar a comer. “Eles acreditam que o alimento é modificado pela consciência de quem prepara, de quem cozinha”, conta Mohandas.

Bianca explica a importância da vaca na sociedade hindu: “Ela é muito querida e sagrada, porque é a nossa mãe, quem dá o leite. Os outros animais também são protegidos, pois são tidos como irmãos menores”. No entanto, a monja conta que nas grandes cidades há restaurantes e redes de fast food que sevem carne, cabrito, ovelha – uma vez que cristãos e muçulmanos, minorias na Índia, não são vegetarianos. “É a perda dos costumes tradicionais.”


Fonte: Último Segundo

Um comentário:

voaviao disse...

eles eram tão conservadores antigamente..acho que o pessoal mais velho de lá deve ter vontade de se matar quando vê esses fast foods da vida por ali.
turismo é foda hahaha


ah sim! aquela foto é minha :)
beijooooca gigi's!